Início Historia

Historia

[vc_custom_heading text=”HISTÓRIA” font_container=”tag:h2|text_align:center|color:%23ffffff”]

SOBRE RIACHÃO

Riachão é um município brasileiro no estado da Paraíba localizado na microrregião do
Curimataú Oriental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no
ano de 2006 sua população era estimada em 3.052 habitantes. Área territorial de 90 km².
Aniversário: 29 de abril
Fundação: 29 de abril de 1994
Gentílico: riachãoense
Municípios limítrofes: Tacima; Dona Inês e Araruna

Histórico

A região onde está localizado o município de Riachão ainda não teve o seu passado resgatado em documentos escritos. Pela tradição oral, sabe-se que o local foi ponto de passagem de mercadores de gado que, do litoral, demandavam as terras alta de Araruna. A existência de um riacho grande que corria dos elevados serranos para os baixios, favoreceu a implantacão de uma das primeiras fazendas do lugar, coincidente chamada da Fazenda Baixio, do exgovernador paraibano José Targino.
Riachão foi desmembrado de Araruna ganhando independência política por força da Lei nº 5.888, sancionada a 29 de abril de 1994, com publicação no Diário Oficial da Paraíba em 5 de maio do mesmo ano. Pode-se afirmar que o seu fundador oficial foi o Sr. Emany Gomes de Moura, que na condição de Deputado Constituinte foi o autor do projeto de emancipação política do Riachão. O monumento histórico da região é a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no ano de 1855. No interior daquele templo são rezadas as missas dominicais.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Riachão, pela ato constitucional das disposições transitórias, artigo 55, de 06-10- 1989, subordinado ao município de Araruna.
Em divisão territorial datada de 17-01- 1991, o distrito de Riachão figura no município de Araruna. Elevado à categoria de município com a denominação de Riachão, pela lei estadual nº 5888, de 29-04- 1994, desmembrado de Araruna. Sede no atual distrito de Riachão ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01- 1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII- 1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte
IBGE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support